Hoje, três de dezembro, é uma data histórica para todos nós potengienses. Num dia como hoje, três de dezembro de l943 chegava a nossa cidade, o maior benfeitor de São Paulo do Potengi ao longo da história de nosso município. Falamos do nosso primeiro pároco, que aqui viveu por 56 anos, Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros, o Profeta das Águas.

Com uma visão de futuro, desapegado totalmente das coisas materiais, sempre colocando em primeiro lugar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e as orientações da Santa Madre Igreja Católica. Ao longo da sua vida missionária, seguindo os passos de Jesus, fazendo a sua opção preferencial pelos pobres, Monsenhor ajudou a construir (e muito) a cidade polo da ribeira potengiense e uma das principais cidades da terra de Poti mais bela.

No seu livro Pelos Caminhos do Potengi, é o próprio sacerdote que conta a sua chegada a terra que ele adotou como sua e que tanto amou:

” A paróquia de São Paulo do Potengi foi criada no dia 30 de novembro de l943. Fui nomeado seu primeiro vigário e, três dias depois, com meu pai e Manoel Henrique de Azevedo, representante do lugar, cheguei aqui na boleia do caminhão de Pedro Azevedo, de Barcelona. Fiquei hospedado durante alguns meses, na pensão de Neco França, pois na havia casa paroquial. No domingo, cinco de dezembro, na capela tornada matriz, na missa das 9 horas, tomei posse da paróquia perante uma verdadeira multidão de gente. Assinaram a ata comigo Manoel Henrique de Azevedo e Arnaldo Pereira do Lago”.

Viva Monsenhor Expedito.

Categorias