
Faleceu na noite de ontem (3) em Natal, o potengiense Orlando Fernandes Dantas, mais conhecido por Mano de Julião (79 anos), filho do senhor Julião Dantas, pertencente a uma família tradicional, que ajudou a construir o nosso município.
Mano, que quando jovem, acompanhou seu pai na construção da Matriz de São Paulo do Potengi, e ajudou com os demais irmãos a ‘Seu’ Julião a movimentar o seu carrocel nos festejos natalinos e em outras festividades, de nossa cidade e de outras comunidades da região.
Mano, uma pessoa sempre bem humorada, de ótima conversa com suas tiradas inesqueciveis, sempre atencioso, conhecedor eficaz da História de Brasil, da qual gostava muito, recitava (de memória) muito bem o Hino Nacional Brasileiro, assim como falava com conhecimento de diversos acontecimentos de nossa História.
Tinha um conhecimento profundo da História da sua querida terra natal, São Paulo do Potengi. História que ele contava muito bem e da qual, em grande parte ele foi testemunha viva.
Tive o imenso prazer de por inúmeras vezes conversar com ele, sobre a História da terra de Monsenhor Expedito. Mano sempre me deu verdadeiras e importantes aulas, a respeito dos fatos da terrinha, desde os seus primórdios, ele que sempre foi um exímio contador de histórias.
Na política, no início dos anos 80 chegou a se eleger vereador, porém logo depois resolveu deixar o mandato e seguir com sua vida profissional.
Mano, era um grande mecânico, sendo um exímio profisional na especialidade de consertar e refazer, motores e máquinas forajeiras.
Um Expeditiano nato (do time de Mosenhor Expedito). Como nos ensina São Paulo, Mano combateu o bom combate, guardou a fé, portanto receberá a coroa da Glória na Casa do Pai Eterno.
Aos familiares enlutados nossos votos de sentimento e pesar.
Descanse em Paz meu amigo.. valendo dizer que você vai deixar saudades.
Sobre o velório e o sepultamento
O corpo de Mano está sendo velado no Centro UNIPLAN, de onde sairá na manhã desta quarta-feira, 5 de novembro, às 8 horas da manhã, para missa de corpo presente na Matriz de São Paulo. Em seguida será conduzio até o Cemmmitério Parque da Paz local onde será sepultado.
Pessoas do meu Potengi: Os 79 anos de Mano de Julião
Vejamos o que o Editor deste Blog escreveu no quadro Pessoas do meu Potengi, no dia 02 de maio do corrente ano, data do aniversário de Mano (foto acima).
“Quem está aniversariando hoje, 2 de maio, é o nosso amigo Mano de Julião, uma das pessoas mais emblemáticas e conhecidas de São Paulo do Potengi, muito querida por familiares e os muitos amigos. Mano, filho de seu Julião Dantas (in memorian), pertencente a uma família tradicional de nosso municpio, a família Dantas. Uma das fundadoras da terra de Monsenhor Expedito, de quem Seu Julião era compadre.
Mano, casado com a professora Rosário, pai de Synara e de Salatiel. avô de netos. Uma pessoa de bem e do bem, ótima conversa, dono de uma memória prodigiosa, profundo conhecedor da história de São Paulo do Potengi. História que ele conta com os mínimos detalhes. Mecânico de mão cheia, principalmente na arte de concertar máquinas forrageiras e motores de diferentes modelos.
Ao amigo aniversariante, parabéns e tudo de bom”.
