A Escola Estadual Maurício Freire (São Paulo do Potengi/RN) através das disciplinas eletivas Geoturismo (professora Alana Gleise) e Potengi Sustentável (professor Silenildo Lopes) do Ensino Médio Potiguar, promoveu uma palestra sobre o Geoparque Seridó, com o objetivo de apresentar aos alunos as áreas e atividades do Geoparque, recentemente reconhecido pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Essas atividades das disciplinas visam também discutir as potencialidades do município de São Paulo do Potengi e região. Em novembro, os alunos e professores realizarão uma aula de campo no Geoparque.
Estiveram presentes a palestra, Janaína Medeiros, Diretora Executiva do Consórcio Público Intermunicipal Geoparque Seridó e Dílson Gonçalves, guia de turismo regional.

O que significa Geoparque? Segundo Marcos Nascimento, Coordenador Científico, da Instituição: “É uma nova forma de gestão territorial que passa pela identificação de um patrimônio geológico de relevância internacional, e que associado a outro patrimônio natural, o biológico, e ao patrimônio cultural, pode proporcionar o desenvolvimento sustentável”.

O Geoparque do Seridó é formado pelos seguintes municípios: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá (onde nasce o Rio Potengi que banha toda a região potengiense), Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas.

Categorias