Por Santo Tito, funcionário aposentado do Banco do Brasil

Eu não sei como nem quando aconteceu essa aproximação. Só sei que me permito ter o grandessíssimo prazer de, sempre que quiser, acho eu, ter um dedo de prosa com uma pequena grande enciclopédia, que habita num palacete rural ali no interior do município de Lagoa de Velhos, Rio Grande do Norte.

Para quem gosta da simplicidade da área rural, é possivel se deliciar com o olhar repleto de possibilidades que o bioma catingueiro, em termos de diversidade ambiental e cultural, pode nos proporcionar quando temos a honraria de sermos recebido por esse correspondente da, ou do Google em termos de conhecimento. Um verdadeiro arcabouço da intelectualidade.

Ali, ou lá, como queiram, sentado em frente a uma decoração residencial de apurado bom gosto, com inspiração nordestina, é uma celebração da rica cultura regional. Móveis rústicos em madeira são uma escolha clássica que reflete a simplicidade do ocupante e da robustez típica do Nordeste, trazendo vida e energia ao ambiente. A inclusão de objetos artesanais, expressa a autenticidade cultural e a habilidade artesanal da região. Esses elementos, quando harmonizados, criam um espaço de apurado bom gosto que não só é acolhedor, mas também é uma verdadeira homenagem ao Nordeste brasileiro. E a Ele. O dono e mentor.

Algum tempo atrás eu, a convite de Pedrinho, de Lagoa de Velhos, meu motorista especial para eventos exclusivos, e levando Chico de Ambrósio com a responsabilidade de providenciar o almoço, pela primeira vez tive um contato direto com o ocupante e proprietário daquele espaço de cultura ao ar livre. Foi como se eu fosse um dos figurantes mais importantes, mesmo sabendo que figurante em uma produção pode parecer um papel pequeno, mas cada personagem contribui para a riqueza e autenticidade do mundo retratado.

Mesmo não estando no centro das atenções, um figurante pode trazer uma cena à vida com sua presença e ação, criando um pano de fundo convincente para os personagens principais. No caso, Ele. Em muitas situações, são os detalhes sutis e as performances não faladas que aprimoram a narrativa, dando profundidade e realismo ao ambiente, posto que é parte integral da tapeçaria que compõe a história contada.

E essa história contada não pode ser contada sem que nela esteja presente a figura imponente do professor, conferencista, jornalista, colunista, e muitas outras coisas mais, Woden Madruga, que me recolocou no caminho da leitura e, em consequência disso, da escrita.
Woden, com tanto puxa-saquismo, simplesmente quero demostrar aos incautos a necessidade que temos de, pelos menos, a cada dois meses, nos deliciarmos com 2 minutos, ou duas horas de felicidade autêntica, igual à que tu proporcionaste a mim no domingo de dois de junho de 2024 aí no teu recanto favorito. Muito obrigado.

Em tempo: Essa carta aberta poderia ter sido enviada através do extinto telegrama, mas o mundo precisava saber quem tu és, mesmo conhecendo o brilho próprio da tua estrela.

Categorias