Foto: Ilustrativa/Divulgação

De janeiro a novembro deste ano, o Rio Grande do Norte teve o registro de 417 divórcios nos cartórios de notas. O número é 24,9% menor que os 555 averbados durante o mesmo período de 2021. Os dados são da Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (Censec), administrada pelo Colégio Notarial do Brasil (CNB).

A seccional estadual da instituição (CNB/RN) correlaciona a diminuição da dissolução de casamentos com o fim do isolamento social, causado nos anos anteriores por causa da pandemia da covid-19.

A quantidade de divórcios registradas nos 11 primeiros meses de 2022 é a menor desde 2011. “No período mais forte da pandemia, em razão considerável do isolamento social, a gente viu que isso gerou uma série de conflitos familiares. Eu acho que as pessoas passaram a ficar mais tempos juntas e em razão desse aumento de conflitos acabou por gerar um crescimento significativo dos divórcios”, afirmou o presidente do CNB/RN, Sérgio Procópio.

“Agora aconteceu o movimento inverso. As pessoas voltaram à ‘vida normal’, com uma rotina na qual se inclui trabalho presencial e lazer, onde não ficam tanto tempo confinadas, diminuindo os conflitos, redundando nessa queda”, complementou.

Tribuna do Norte

Categorias