A pandemia de Covid-19 no Rio Grande do Norte deverá apresentar um “grande declínio” entre os meses de outubro e novembro deste ano, segundo projeta Ricardo Valentim, pesquisador e coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do RN (Lais/UFRN). O professor se baseia em uma análise de dados da Saúde, que leva em consideração o número de novas infecções, taxas de internação e principalmente no avanço da campanha de imunização.

“Com o avanço da imunização, maior vai ser a redução na taxa de ocupação dos leitos, o estado vai precisar disponibilizar menos leitos e mais medidas restritivas serão retiradas. O estado tem tudo para fazer uma retomada segura como nunca fez, de forma gradual, coibindo as aglomerações. Nas tomadas de decisões, o Estado vai precisar considerar não só o número de casos e óbitos, mas também o de vacinados e infectados”, ressalta Valentim.

Para projetar o controle da pandemia ainda neste ano, o pesquisador Ricardo Valentim leva em consideração ainda o número de internações de idosos que caiu significativamente no estado. Até a sexta-feira (25), cerca de 70% dos leitos críticos de tratamento da Covid-19 eram ocupados por pessoas abaixo dos 60 anos, o que para o especialista, é um claro sinal do impacto da vacinação.

Com informações do Novo Notícias

Categorias