Foto: Kleber Teixeira

Agora RN – O apresentador Fausto Silva comoveu o Brasil ao revelar que está na fila para um transplante de coração, devido a um quadro de insuficiência cardíaca. Após a divulgação da notícia, o assunto passou a dominar as rodas de conversa nos quatro cantos do país. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem hoje 65.911 pessoas à espera de um coração, enquanto no Rio Grande do Norte apenas um paciente está na fila de transplante do órgão.

O estado passou 10 anos sem realizar transplante de coração, mas desde 2021 retomou as cirurgias, realizadas no Hospital Rio Grande por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). No Nordeste, apenas RN, Ceará e Pernambuco realizam o procedimento. Segundo a enfermeira e coordenadora do serviço de transplante cardíaco no RN, Jéssica Dantas, nos últimos dois anos o estado concretizou cinco transplantes, cujos pacientes vivem bem e saudáveis atualmente.

“Hoje temos um paciente em fila e alguns que estamos acompanhando e otimizando para que possam ser listados posteriormente”, diz Jéssica. “Otimizar” significa melhorar seu estado de saúde para que se torne apto a receber um novo coração.

Categorias