
O Potiguar – O Governo do Estado avança com ações para ampliar a oferta de cirurgias eletivas em todas as regiões do Rio Grande do Norte. A governadora Fátima Bezerra assinou, nesta quarta-feira (29), em João Câmara, na região do Mato Grande, termo de cooperação entre o Estado e o município para a realização de procedimentos cirúrgicos no Hospital Regional Josefa Alves Godeiro. O acordo autoriza o uso da estrutura da unidade por parte do município para procedimentos eletivos.
Com o termo de cooperação, o município fica responsável pelo custeio das cirurgias e pela disponibilização de equipes, materiais e medicamentos. O Estado garante o uso do centro cirúrgico e a organização do cronograma de procedimentos.
Fátima Bezerra destacou a interiorização dos serviços de saúde. A governadora informou que, a partir da cooperação técnica, a população local poderá fazer seus tratamentos de saúde na própria cidade, sem a necessidade de deslocamento para Natal. “A regionalização da saúde é muito importante, pois amplia os serviços e garante que estejam mais próximos de quem realmente precisa”, disse.
Fátima Bezerra pontuou que o hospital já recebeu R$ 4 milhões em investimentos da rede estadual desde 2019, o que possibilitou a retomada das cirurgias após quase uma década de paralisação.
O secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta, detalhou que a pactuação para cirurgias eletivas foi discutida durante o último semestre. O acordo visa unir esforços da prefeitura com a estrutura estadual para ampliar o número de procedimentos cirúrgicos. “O interesse da Secretaria de Saúde é o de qualificar e agilizar as ações de saúde. Desde 2019, o governo conseguiu duplicar os leitos de UTI, aumentar os leitos de retaguarda e implementar a linha do infarto em todo o estado”, afirmou.
A prefeita Aize Bezerra celebrou publicamente o termo de compromisso, destacando que a parceria permitirá ao povo de João Câmara realizar suas cirurgias na própria cidade, evitando deslocamentos longos. “É um compromisso da Governo do Estado com a população. É um investimento que amplia os serviços da rede estadual de saúde para todo o Mato Grande”, ressaltou.
Ainda durante a agenda, que aconteceu durante as celebrações de 97 anos de emancipação política de João Câmara, a governadora participou do anúncio do início dos serviços do Centro de Referência em Oncologia, no bairro Bela Vista. A estrutura foi montada por meio de parceria entre o Estado e o município, com investimento de R$ 1,07 milhão do programa Governo Cidadão.
O centro vai atender moradores de 26 municípios da região do Mato Grande. O recurso estadual foi aplicado na compra de equipamentos como mamógrafo digital, ultrassom e raio-x, e seguirá com o apoio na emissão dos laudos dos exames. Coube à prefeitura a adequação do prédio e a contratação dos profissionais.
[Continua no site]
