Com foco no fortalecimento e na regionalização da saúde, foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (11), o Centro de Referência Oncológica (CRO) em São Paulo do Potengi. A chegada do equipamento ao município representa um avanço significativo na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero. Com um investimento notável de R$ 1.075 milhão proveniente do Projeto Governo Cidadão, o centro está equipado com tecnologia de ponta, incluindo um mamógrafo digital, RX digital, ultrassom digital, bisturi eletrônico, colposcópio, e outros equipamentos essenciais.
“A ampliação da rede de atenção à saúde foi um dos grandes pilares do projeto. Entregar um equipamento como CRO é de grande importante na busca do diagnóstico precoce e por consequência um tratamento rápido e eficaz. Apenas um recorte dos benefícios que o Projeto Governo Cidadão trouxe ao RN e que mostra a preocupação que o Governo Fátima tem com a saúde da mulher e de toda à população”, explicou o secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coêlho.
O Governo do RN, por meio do Projeto e da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) destinou esse investimento como parte das intervenções para fortalecer a Rede de Atenção Oncológica, concentrando esforços nos cânceres de mama e colo de útero. A meta é ampliar o acesso a serviços regionalizados, priorizando mulheres de 25 a 69 anos, com o objetivo de reduzir a incidência e mortalidade relacionadas a esses cânceres.
O Governo do Estado apresentou a justificativa para implementar o Programa Estadual de Controle do Câncer, visando aumentar a capacidade de diagnóstico precoce e tratamento tempestivo. Isso envolveu a criação de Centros de Referência Oncológica, como o inaugurado em São Paulo do Potengi, com apoio de laboratórios públicos e serviços especializados.
“Mais um equipamento para reforçar o nosso SUS, salvando vidas e agilizando o diagnóstico de cânceres tão presentes – infelizmente – de nosso Estado”, comemorou a secretária de Estado da Saúde, Lyane Ramalho.
A parceria com a gestão municipal desempenhou papel crucial, fornecendo contrapartida para a implementação do CRO ao destinar espaço físico e investimentos para obras e adequações. Além disso, o Executivo do município assumiu o custeio de serviços e recursos humanos, integrando o CRO à Rede de Atenção Oncológica para atender a população local e regional.
“Para promover saúde, é preciso ter um arsenal de tecnologia. E hoje São Paulo do Potengi tem, com a chegada do Centro de Referência Oncológica. É uma satisfação imensa fazer parte desse avanço de nosso município”, destacou o prefeito de São Paulo do Potengi, Eugênio Parcelli.
Importância do CRO na Região do Potengi
São Paulo do Potengi compreende 21 municípios, sendo estratégico na oferta de serviços especializados. O câncer de colo de útero, segundo mais frequente entre as mulheres no Brasil, representa 15% dos tumores malignos femininos, tornando vital o papel do CRO na região.
Os números de mortalidade por câncer de mama no RN apontam para a necessidade de intervenções, com um aumento de 5,7 para 8,6 óbitos por 100 mil mulheres entre 1997 e 2007. No caso do câncer de colo de útero, embora haja um aumento no estado, a taxa em 2007 permaneceu abaixo da média nacional.
O investimento do Projeto Governo Cidadão destaca-se como resposta eficaz ao desafio crescente dos cânceres de mama e colo de útero, demonstrando um compromisso robusto com a saúde das mulheres no estado.
Em tempo: O Centro de Referência Oncológica está localizado na Policlínica Dr. Raimundo Dagmar Fernandes, no Novo Juremal, em São Paulo do Potengi.