Hoje, 8 de dezembro é o Dia de Nossa Senhora da Conceição, a Mãe de Jesus, a Santa mais querida do mundo cristão católico.

A Imaculada Conceição é um dogma católico que declara que a Virgem Maria foi concebida sem a mancha do pecado original. A Igreja Católica acredita que a Virgem Maria foi preservada do pecado desde o início de sua existência, por graça de Deus. 

Ela foi preparada desde o início para ser a mãe do Verbo Encarnado, do Filho de Deus que veio ao mundo para reconciliar a humanidade com o Pai. A Imaculada Conceição de Maria não apenas destaca sua santidade, mas também realça sua proximidade com as dores e alegrias da humanidade.

O papa que tornou a Imaculada Conceição um dogma de fé foi o papa Pio IX, no dia 8 de dezembro de 1854. A proclamação foi feita por meio da Constituição Apostólica “Ineffabilis Deus”. 

A Imaculada Conceição é o dogma que afirma que Maria foi concebida sem pecado original, por um privilégio de Deus. A devoção a Nossa Senhora da Conceição remonta ao século XV. 

A proclamação do dogma foi resultado de uma série de fatores, como a devoção popular, debates teológicos e intervenções papais.

Na Região Potengi, Nossa Senhora conta com muitos devotos e devotas, sendo Padroeira de várias cidades e comunidades, a exemplo de São Tomé, Serra Caiada, Lagoa de Velhos, Santa Maria, Potengi Pequeno (entre Riachuelo e São Paulo do Potengi e o Bairro Novo Juremal localizado na terra de Monsenhor Expedito.

Em todas essas comunidades, com intensa participação popular católica, estão acontecendo festividades religiosas e sociais, que serão encerradas no final da tarde deste domingo, com procissões e celebrações da Santa Missa.

Cobertura do Dia de Nossa Senhora da Conceição na ribeira potengiense aqui no Blog SA.

Categorias