Nesta quarta-feira (2), Quarta-Feira de Cinzas, o Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dará início à Campanha da Fraternidade (CF) 2022. Este ano, a iniciativa tem como tema “Fraternidade e Educação” e lema bíblico “Fala com sabedoria, ensina com amor”.  A abertura oficial ocorrerá com a divulgação de um vídeo, às 10h, com pronunciamentos dos membros da presidência da CNBB e convidados. 

De acordo com a CNBB, o tema é inspirado pela provocação do Papa Francisco na convocação do Pacto Educativo Global, um convite para que todos  priorizem “uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade”. A campanha busca propor  uma reflexão para os fundamentos do ato de educar, por meio de um olhar à realidade educacional brasileira e da consciência de que todas as pessoas são educandos e educadores. A iniciativa ainda atenta para a educação na pandemia, verificando o impacto das políticas públicas na educação do Brasil.

Esta é a terceira vez que a educação pauta a Campanha da Fraternidade. O tema já foi objeto de reflexão em 1982 e 1998. Desde 1964, a campanha é realizada anualmente pela Igreja Católica no Brasil  no período da quaresma, em prol da construção de uma sociedade mais cuidadora e atenta. Em cada edição, um tema é escolhido para despertar a solidariedade dos fiéis em relação a um problema da sociedade.

Categorias