Por Santo Tito
Na política, a prática de desqualificar ou “descaracterizar” oponentes pode ser vista como uma estratégia comum, embora controversa. Essa tática envolve a tentativa de minar a credibilidade ou a imagem pública de um adversário político, muitas vezes por meio de ataques pessoais ou distorção de fatos. Enquanto alguns argumentam que isso é parte do jogo político, outros veem como uma abordagem prejudicial ao debate democrático e à integridade das instituições. É importante que o discurso político mantenha um nível de respeito e foco nas questões substantivas, promovendo uma competição de ideias em vez de descredibilizar indivíduos. A política deve ser um espaço para discussões construtivas que visem o bem-estar coletivo e a eficácia das políticas públicas.
Em São Paulo do Potengi a Secretaria de Assistencia Social é um reduto especialmente dedicado às mulheres, exatamente porque, dentro do lar, são elas quem ficam com a incumbência de reivindicar os auxílios à que as famílias em situação de vulnerabilidade têm direito e que se enquadram nas Normas Operacionais Básicas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Baseado nesta tese nasce uma liderança forte e decisiva, muitas vezes associada a um rigor sem concessões. Por isso a Vênus está de volta, pois a sua saída deixou um vácuo que ainda não foi preenchido.
Analisando sua vida particular, quando um homem, de uma maneira ou outra, retoma um novo rumo na sua vida conjugal, é rotineiro, corriqueiro e não causa espanto. Pode até cometer atos de menor importância que essa pecha passa despercebida. Ganha o ostracismo. Conhecemos as histórias de alcova de Donald Trump (muito próximo de voltar à presidência dos EUA) e de Bill Clinton com Monica Lewinsky. O Governador do Rio Grande do Sul é homossexual (está casado com outra pessoa do mesmo sexo e foi levado à governadoria do estado pela segunda vez). Mas aqui não se trata dos desajustes conjugais ou de sexo e sim dos ajustes sociais de amparo aos desvalidos. Prova disso foi a recepção glamorosa com que foi recebida a ex-secretária na convenção do PSD.
Independentemente das origens e dos números que as pesquisas estão apresentando, ela não se amofinou. Muito menos com os comentários desairosos. Seu objetivo está focado nos desvalidos. Esperança é o nome. Ela acredita e “ELAS” também acreditam na volta da “Mãe dos Pobres”. Com a sua liderança e otimismo teremos um pleito mais equitativo, de modo a que se possa alterar os pratos da balança, tornando a disputa mais justa e emocionante.
Assim, deixando bem mais clara essa tendência, Paulo de Alfeu, Empresário sério, de renome na nossa São Paulo de Potengi, mesmo não aderindo a nenhuma das duas candidaturas em disputa, outrora foi emblemático ao afirmar o que já é consenso: “Ela realmente foi uma grande Secretária de Assistência Social”. Mesma leitura e argumentação defendidas pelo redator do extinto “A Boca do Povo” quando documentava um novo modelo organizacional instaurado na Escola Municipal Monsenhor Expedito lá no Novo Juremal, após passagem da administração municipal para as mãos do então prefeito Naldinho, tendo na direção da Secretaria de Assistência Social a Senhora Vênus.