Embora ainda não tenha dito expressamente, segundo uma fonte com livre trânsito no partido, a Diretoria do PT de São Paulo do Potengi pretende não fornecer a legenda para que os pré-candidatos a vereador ligados a Naldinho concorram nas próximas eleições.
A Diretoria do partido teria entrado em contato com os referidos pré-candidatos, pedindo que não fossem à convenção para “evitar constrangimentos”.
Segundo a fonte, os pré-candidatos, porém, nos termos do Estatuto do PT, possuem os mesmos direitos que os demais filiados (art. 12, caput), dentre os quais encontra-se o de participar da elaboração e da aplicação da política partidária, votando nas reuniões das
instâncias de que fizer parte (art. 13, inciso I, do Estatuto).
Para que a legenda fosse negada, tal assunto deveria ter sido deliberado democraticamente em um encontro oficial do partido, nos termos do art. 156, § 1º, do Estatuto, não podendo ser uma decisão restrita à diretoria local.
Ainda segundo a fonte, como o assunto não foi deliberado em um encontro, caso a legenda seja negada aos referidos pré-candidatos, a convenção seria anulada pelo Diretório Estadual, nos termos do art. 156, § 2º, do Estatuto.
A fonte passou as informações sob a condição de anonimato.
De fato, só saberemos o resultado da controvérsia na data da convenção da oposição, marcada para o dia 15. Vamos aguardar os fatos.