Imagem relacionada

O Ministério da Educação divulgou nesta quarta-feira (21), os critérios  para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na edição deste ano, que será realizada , nos dias 4 e 11 de novembro, as mudanças abrangem tanto a duração da prova, os critérios para  redação e, ainda, para a isenção das taxas de inscrição.

Depois da polêmica no ano passado e da discussão na Justiça, o MEC decidiu esse ano retirar do edital a punição de zerar a nota da prova da redação dos candidatos que, em seu texto, ferirem de alguma forma direitos humanos. A partir de agora a punição ficará restrita a uma das cinco competências avaliadas.

O segundo dia de provas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias, terá 30 minutos a mais de duração. A partir de agora candidatos que não permitirem que materiais próprios, como lupa e óculos especiais, sejam revistados poderão ser eliminados. O mesmo vale para quem não permitir a revista em materiais religiosos, como burca e quipá.

Pela primeira vez, alunos que obtiveram isenção da taxa de inscrição no ano passado, ausentaram-se da prova e não apresentarem uma justificativa formal terão de ressarcir os cofres públicos. O valor é igual ao da taxa do ano passado: R$ 82,00. “O candidato de baixa rend tem o direito de isenção preservado.  Mas não podemos permitir o desperdício de recursos públicos”, afirmou o ministro da Educação, Mendonça Filho.

Fonte: Tribuna do Norte

Categorias