Papa Leão XIV celebra neste domingo missa inaugural do pontificado; na sua homilia o Santo Padre criticou o sistema que marginaliza os mais pobres

Foto: Reuters

A missa de inauguração do pontificado do papa Leão XIV foi celebrada na manhã deste domingo (18/5), a partir das 5h (horário de Brasília), na Praça de São Pedro, no Vaticano. A celebração marcou o início oficial do ministério de Leão XIV como Santo Padre. A solenidade contou com a presença de 150 mil pessoas e líderes e representações de 140 paises.

Pálio e Anel do Pescador

Após a proclamação do Evangelho, três cardeais, representando as ordens dos diáconos, presbíteros e bispos e provenientes de diferentes continentes, aproximaram-se do papa Leão XIV para os ritos simbólicos da posse.

O primeiro impôs o Pálio ao novo Pontífice; o segundo dirigiu uma oração pedindo a presença e a assistência do Senhor em seu ministério; e o terceiro, em nova prece, invocou Cristo – “pastor e bispo das nossas almas”, reconhecido por Pedro como “Filho do Deus vivo” – para que “Ele próprio confiasse o Anel do Pescador ao sucessor de Pedro”, segundo a Santa Sé.

Metrópoles

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *