Presidente Lula e presidente chinês, Xi Jinping, durante encontro em Pequim — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido pelo presidente chinês, Xi Jinping, por volta de 5h30, no horário de Brasília (16h30 no horário local), em uma cerimônia no Grande Palácio do Povo, em Pequim. A reunião com o líder da China é a principal agenda do presidente no país asiático.
Na cerimônia de chegada, Lula e Xi Jinping trocaram cumprimentos e caminharam juntos na Praça da Paz Celestial. Os hinos nacionais de Brasil e China também foram tocados por uma banda. Por volta das 5h50 no horário de Brasília (16h50 no horário local), as autoridades entraram no palácio para as demais agendas.
Primeiro, os dois presidentes se reúnem em um encontro ampliado. Em seguida, terão uma conversa privada. Depois, haverá a assinatura de 15 acordos comerciais e de parceria entre os dois países e um jantar. Por fim, o petista deve dar uma declaração à imprensa, na Embaixada Brasileira em Pequim.
Na reunião, entre outros temas, Lula e Xi Jinping também devem discutir a guerra na Ucrânia.
Portal G1