A americana Juliet Roberts, 18 anos, foi entubada por quatro dias após ser hospitalizada com falta de ar causada pelo uso de vape. A jovem usava o cigarro eletrônico desde os 14 anos e, segundo os médicos, o produto causou danos permanentes em seus pulmões.

Juliet contou sua história no TikTok para conscientizar outros jovens sobre os perigos do vape. Ela explica que acordou se sentindo gripada, e o quadro foi piorando. “Três dias depois, fui levantar da cama e caí porque não conseguia respirar, achei que fosse desmaiar. Liguei para o meu namorado, e ele me levou para o pronto-socorro”, lembra.

No hospital, os enfermeiras ficaram chocados ao verificar a oxigenação da jovem — estava tão baixa que ela não conseguia nem ficar em pé. O quadro foi piorando e ela precisou ser entubada por quatro dias. “Os médicos me disseram que se eu não tivesse procurado ajuda, teria morrido. Foi muito assustador. Quando você faz um raio-X, o exame deve ser preto e as partes brancas serão apenas os ossos. O meu estava todo branco“, conta Juliet.

Ela foi diagnosticada com dano pulmonar e pneumonia, e não poderá trabalhar pelos próximos três a 12 meses para que os pulmões se recuperem. No momento, os órgãos estão tão comprometidos que, se ela fizer qualquer exercício, corre risco de sofrer um ataque cardíaco. A condição é tão séria que se ela pegar uma gripe, por exemplo, pode morrer.

Metrópoles

Categorias