Silvério Alves

Silvério Alves

Ilha espanhola de La Palma registra 184 terremotos em 24 horas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

A atividade do vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, na Espanha, provocou 184 terremotos em 24 horas, 17 tendo sido sentidos pela população, segundo divulgou nesta terça-feira (26) o Instituto Geográfico Nacional do país europeu (IGN).

O de maior magnitude a ser registrado desde ontem, aconteceu às 2h05 de terça-feira (horário de Brasília) e teve magnitude de 4,2 graus na escala Richter.

O tremor ocorreu na localidade de Villa de Mazo, onde no último sábado (23) foi observado outro de 4,9 graus, o mais intenso desde o início da erupção do Cumbre Vieja, em 19 de setembro.

Dos demais terremotos das últimas 24 horas, 80 tiveram magnitude igual ou superior a 3 graus na escala Richter, todos detectados em Fuencaliente e Villa de Mazo, onde se concentra a atividade sísmica da ilha.

Na noite de segunda-feira (25), o vulcão sofreu uma nova ruptura no cume, que provocou transbordamento de lava e desmoronamentos. O fluxo de magma foi deslocado, principalmente, para o oeste, sobre o principal que era expelido e sobre a montanha da cidade de Todoque.

A rede geodésica de estações, instalada em La Palma, detectou uma elevação do solo de mais de 10 centímetros nas últimas 24 horas, além de uma deformação para o sul, na estação mais perto dos centros de erupção do vulcão.

Além disso, as condições meteorológicas na região estão favorecendo a melhora na qualidade do ar, inclusive permitindo a operação aeroportuária nas Ilhas Canárias.

R7 – Foto: Reprodução AFP

Categorias