O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez um pronunciamento nesta quarta-feira (16) aos legisladores dos EUA e pediu para que os americanos aumentem a doação de equipamentos militares para que os ucranianos se defendam dos russos.

O presidente da Ucrânia propôs ainda a criação de uma nova aliança de países. Segundo ele, as instituições que foram criadas após a Segunda Guerra Mundial já não são suficientes para lidar com os conflitos da atualidade, e é preciso novas ferramentas para isso.

Zelensky voltou a pedir uma zona de exclusão aérea na Ucrânia —algo que os países do Ocidente já sinalizaram que não podem determinar. Ele mesmo completou dizendo que, como isso não será atendido, que enviem mais aviões.

O líder ucraniano pediu ainda mais auxílio militar para proteger os céus da Ucrânia: “A Rússia tornou os céus da Ucrânia em uma fonte de morte para milhares de pessoas”. Por fim, ele afirmou que gostaria de ver mais sanções para a Rússia, entre elas a saída de todos as empresas americanas que fazem negócios com os russos.

ISTOÉ

Categorias