Como o RN se tornou o único Estado do Nordeste com mais empregos de carteira assinada do que beneficiários do Bolsa Família

Cadu Xavier explica como RN atingiu o status de único Estado do Nordeste com mais empregos de carteira assinada que beneficiários do Bolsa Família (Foto: Heros Lucena)

Em abril, o Rio Grande do Norte alcançou a marca de 539.412 pessoas empregadas com carteira assinada, superando o quadro de beneficiários do Bolsa Família que totalizam 497.853 pessoas. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS).

Isso faz do Rio Grande do Norte o único Estado nordestino a ter essa situação.

Desde de março do ano passado que o Rio Grande do Norte vem mantendo esse quadro com a distância aumentando gradativamente. Naquele mês eram 505.018 pessoas com carteira profissional contra 503.206 beneficiários do programa social.

Em 14 meses a diferença subiu de 1.812 para 41.559. Um crescimento de 2.194% no comparativo entre a quantidade de pessoas com emprego formal em relação aos beneficiários do Bolsa Família.

Como isso aconteceu?

Esses números resultam de uma série de medidas para atração de indústrias e incentivos fiscais com a exigência de geração de empregos com contrpartida.

“Isso é fruto de diversas iniciativas do Governo tanto do ponto de vista de atração de investimentos, geração de uma política que deu competitividade para as empresas do Estado”, frisa o secretário estadual da fazenda Cadu Xavier. “Hoje, o Rio Grande do Norte não perde mais empresas, pelo contrário, atrai investimentos para cá, porque tem uma política tributária competitiva. O caso que eu gosto mais de citar é o caso da Guararapes, que ao invés de fechar e sair daqui, como acontecia antes, ela optou por trazer a produção que havia no Ceará, porque aqui é mais competitivo. Isso tudo vai gerando emprego em diversas áreas, na indústria, no comércio, nos serviços.”, complementou.

Blog do Barreto

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *