Hoje, 15 de outubro é dedicado aos colegas professores de todo o Brasil. Num dia tão importante para toda à nação brasileira, pois uma nação não existe sem educadores, cabe refletir sobre o que nos ensina o grande Educador Rubens Alves, a respeito das escolas gaiola e das escolas que são asas.

“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”

No Dia do Professor a nossa homenagem a todos os Educadores da Terra de Santa Cruz, especialmente aos professores(as) que segundo Rubens Alves, que são asas, ou seja, aqueles e aquelas que dão aos pássaros (alunos) coragem para voar.

Foto 01: Irmã Iva, uma das maiores Educadoras da História de São Paulo do Potengi, ela que através do Magistério do Colégio São José, formou dezenas de educadores, que atualmente atuam em nossa cidade (alguns já aposentados) exercendo com competência e dignidade a Missão de Educar. Irmã Iva, residindo atualmente em Curitiba/PR, celebrará 100 anos de vida no próximo dia 12 de novembro.

Foto 02: Três Irmãs da Divina Providência que de forma ímpar através do Colégio São José criado por Elas e por Monsenhor Expedito (o maior Educador da ribeira potengiense) deram suas inestimáveis contribuições a Educação dos potengienses. Duas já estão na Eternidade: Irmã Selma com o aluno e Irmã Adelaide (sentada). Como já falamos acima, Irmã Iva, ao microfone, reside atualmente em Curitiba.

Categorias