Nordestino de 14 anos é a pessoa mais nova a passar no ITA

Caio Temponi é um jovem cearense de 14 anos que coleciona aprovações nos principais vestibulares e concursos do país. Nesta quarta-feira (14), conseguiu mais um feito inédito: se tornou a pessoa mais jovem a ser aprovada no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que tem uma das provas mais difíceis do país. Sua assessoria, inclusive, vai inscrevê-lo no Guinness World Records.

O jovem foi homenageado pelo reitor da instituição, o professor Anderson Correia. Em uma publicação em rede social, o reitor disse: “anunciamos os aprovados na segunda fase do vestibular do ITA e com prazer informamos que Caio Temponi, com apenas 14 anos de idade, é o mais jovem aprovado na história do ITA.”

Recentemente, o adolescente passou em medicina pela terceira vez, uma delas na Universidade de Fortaleza (Unifor). A aprovação mais recente foi para o curso de Engenharia Civil na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Além dessas, passou em primeiro lugar para o curso de direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Caio também já foi classificado em primeiro lugar no vestibular para Administração na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e, em 2021, ficou em primeiro lugar no exame da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena (MG), acertando todas as questões. O currículo de aprovações tem mais feitos importantes. 

Neste ano, o estudante foi medalha de ouro na 28ª Olimpíada Internacional de Matemática de maio, na categoria até 13 anos. Ele concorria com estudantes de outros 12 países e foi o único brasileiro a conquistar tal façanha e, de quebra, alcançou a maior nota do exame, 44 pontos, contra 34 dos segundos colocados. Recentemente, Caio também passou nas primeiras colocações no concurso da Academia das Forças Aéreas (AFA). 

Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *