O ministro da Educação, Milton Ribeiro, fará um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, nesta terça-feira 20, às 20h30. A expectativa é de que ele fale sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado em novembro deste ano, e também aborde a polêmica do retorno das aulas presenciais em meio à pandemia de Covid-19.

A duração máxima prevista é de 4 minutos e 40 segundos e a produção estará a cargo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O Metrópoles procurou o Ministério da Educação (MEC) pedindo mais esclarecimentos sobre a manifestação, mas não obteve retorno.

O pronunciamento ocorre um dia após o encerramento do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2021. Neste ano, diferentemente da edição anterior do exame, as versões impressa e digital serão aplicadas nas mesmas datas: 21 e 28 de novembro.

O Enem 2021 terá, no máximo, 4.004.764 participantes — número de inscritos quando terminou o prazo para cadastro. Dos inscritos, 3.903.664 deverão fazer a versão impressa e 101.100, a versão digital.

Aulas presenciais

Recentemente, o Conselho Nacional de Educação (CNE) avaliou que a volta às aulas presenciais em todo o país é ação prioritária, urgente e imediata. A orientação consta da resolução recém-aprovada para regulamentar o ensino nas escolas brasileiras no contexto da pandemia.

O documento, que seguiu para homologação do ministro da Educação, faz uma análise do que considera “a maior crise educacional já enfrentada pelo Brasil”, listando prejuízos impostos à educação em decorrência do prolongado fechamento das escolas.

Categorias