Com a desaceleração da inflação em março, a caderneta de poupança registrou rentabilidade real de 3,52%, nos últimos 12 meses, melhor resultado desde dezembro de 2017. Os dados são da TradeMap, plataforma de investimentos.

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de março, divulgado nesta terça-feira (11), mostrou que a inflação do país fechou o mês em alta de 0,71%, contra o rendimento de 0,74% da caderneta de poupança. Com isso, quem investiu nessa modalidade conseguiu uma rentabilidade real no período.

No acumulado dos últimos 12 meses até março, a caderneta também ganhou do IPCA: a aplicação valorizou 8,33% contra um avanço de 4,65% da inflação. Já ao considerar o ano de 2023 como um todo, o cenário muda. No período, a inflação acumulou alta de 2,09%, acima da valorização da poupança de 2,08%.

Segundo a TradeMap, em março, seis modalidades de investimento monitoradas pela plataforma tiveram rentabilidade superior ao IPCA, sendo que o bitcoin fechou com o melhor desempenho, em alta de 19,42%, seguido pelo ouro, com avanço de 4,28%, e o índice de BDRs (títulos emitidos no Brasil que representam uma ação de companhia aberta sediada no exterior), com valorização de 2,99%.

O Ibovespa, principal índice que representa investimentos na bolsa, teve o pior resultado, com recuo de 2,91%. O dólar Ptax (taxa de câmbio) apresentou queda de 2,45% em março e o índice de dividendos teve perdas de 2,02%.

Em 2023

Considerando os primeiros três meses de 2023, cinco índices alcançaram um desempenho superior ao da inflação, ou seja, tiveram uma rentabilidade real. De acordo com a TradeMap, o melhor desempenho foi registrado pelo bitcoin, com valorização de 64,77%, seguido pelo índice de BDRs, com alta de 8,73%, e o ouro, com avanço de 4,97%.

O pior resultado ficou com o índice de small caps, que representa ações de companhias consideradas pequenas quando comparadas com as demais empresas na bolsa, que recuou 9,51%. O Ibovespa, com desvalorização de 7,16%, e o índice de dividendos, com perdas de 4,08%, fecham a lista das maiores quedas.

R7

Categorias