Na segunda-feira (13), a senadora Zenaide Maia (PSD), esteve com a governadora Fátima Bezerra (PT), recebendo o Ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), André de Paula (PSD) para tratar de importantes pautas, entre elas, a licitação do Terminal Público Pesqueiro de Natal.

Zenaide considera a obra de suma importância para a economia nacional. “A vinda do ministro da pesca para o Rio Grande do Norte é muito importante. O RN é o maior exportador de atum do Brasil e um dos maiores criadores de camarão do país. E uma das pautas mais importantes é justamente agilizar o término da construção e colocar em funcionamento o Terminal Pesqueiro do Rio Grande do Norte, que faz parte de um projeto de pesca de aquicultura do Brasil, não somente do nosso Estado”, declarou.

O ministro André de Paula disse que o Governo Federal está empenhado em destravar o processo até o final deste ano e realizar o leilão para privatização do Terminal Pesqueiro no início de 2024. “O Rio Grande do Norte é reconhecido pelo seu enorme potencial pesqueiro. O Terminal vem para dar mais estrutura e condições à comercialização e até a industrialização do pescado, agregando valor à produção”, registrou o ministro.

A comitiva visitou o Terminal Público Pesqueiro de Natal, onde pode acompanhar o andamento das obras que ficou parada por anos.

O ministro cumpriu extensa agenda no RN na segunda (13) e terça-feira (14). Ele assinou convênios com o Governo do RN para entrega de equipamentos a colônias de pescadores e para cursos de capacitação. A pauta também incluiu reuniões com o Crea, empresas da pesca oceânica, da pesca artesanal e a abertura da 19ª Feira Nacional do Camarão – Fenacam.

Na reunião, realizada no Centro Administrativo, estiveram presentes, a governadora Fátima Bezerra; o vice-governador Walter Alves; secretários de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha; Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado; Pesca e Aquicultura da Sape, Heloísa Medeiros; representantes do setor produtivo da pesca e do camarão, Arimar França Filho (diretor da Produmar), Itamar Rocha (presidente da ABCC) e Gabriel Calzavara (Sindipesca). Além dos deputados federais Natália Bonavides e Fernando Mineiro, e os deputados estaduais, Francisco do PT , Ubaldo Fernandes e Divaneide Basílio.

Comments

Categorias