Ministério da Saúde deixou vencer a validade de um estoque de medicamentos, vacinas, testes de diagnóstico e outros itens que, ao todo, são avaliados em mais de R$ 240 milhões. Os produtos devem ser incinerados.

Segundo a Folha, o “cemitério de insumos do SUS está em Guarulhos (SP), no centro de distribuição logística da pasta”. Ali estão 3,7 milhões de itens que começaram a vencer há mais de três anos.https://e14a499d0a59c966b9de83d46a9c5dc3.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Todo o estoque é mantido em sigilo pelo ministério, mas o jornal teve acesso a tabelas com dados sobre os itens, número de lote, data de validade e valor pago pelo governo.

A lista de produtos vencidos inclui 820 mil canetas de insulina, suficientes para 235 mil pacientes com diabetes durante um mês. Também perderam a validade 12 milhões de vacinas para gripe, BCG, hepatite B (quase 6 milhões de doses), varicela, entre outras doenças. 

Os produtos vencidos também seriam destinados a pacientes do SUS com hepatite C, câncer, Parkinson, Alzheimer, tuberculose, doenças raras, esquizofrenia, artrite reumatoide, transplantados e problemas renais, entre outras situações.

Categorias