Grupo do Prefeito Babá foi o grande vencedor do primeiro turno em São Tomé

O grupo, sob a liderança de Babá, provou mais uma vez a sua força política em São Tomé.

O grupo, formado pelo atual prefeito, o vice Gá, 7 vereadores e uma extensa base de lideranças e apoiadores, obteve uma grande maioria no município, sendo uma das localidades no Estado em que a governadora Fátima Bezerra perdeu para Fábio Dantas (apoiado por Babá e Gá).

A força do grupo político de Babá também ficou demonstrada na eleição proporcional em que o deputado federal Benes Leocádio recordista. Com uma votação de 3.405 votos, “Benes” alcançou a marca histórica de ser o federal mais votado de todos os tempos em São Tomé (o recorde anterior era de Rogério Marinho com 3.309 votos na eleição de 2010, quando também foi apoiado por Babá).

Ainda na proporcional, avaliando a votação para deputado estadual, algumas lideranças do grupo do atual prefeito apoiaram nomes diferentes, dividindo os votos do grupo. Mas no conjunto, quando se soma o desempenho de Gustavo Carvalho (pela quarta vez o estadual mais votado no município), Cristiane Dantas, Eudiane Macedo, Dr. Kerginaldo e o próprio Tomba, se tem a noção exata do potencial do grupo.

Outro grande objetivo alcançado foi eleger Rogério Marinho para o senado federal. Rogério (ex-ministro do governo Bolsonaro) é amigo pessoal de Babá. O empenho e união do grupo em defesa de Rogério, conseguiu canalizar mais votos para o senador eleito do que mesmo para Babá em sua eleição para prefeito em 2020. Essa votação expressiva que a força do grupo inclusive aumentou desde a última campanha municipal.

Por fim, há que se falar do desempenho em relação a votação de Bolsonaro em São Tomé. Enquanto muitos prefeitos tinham receio de declarar apoio ao presidente no primeiro turno, Babá e Gá declararam desde o primeiro instante, e conseguiram dar a Bolsonaro a quarta maior votação do Estado em termo proporcionais, mostrando força na transferência de votos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *