Ao celebrar a missa no final da tarde desse domingo, 4 de dezembro, na Matriz de São Paulo, em São Paulo do Potengi, em ação de graças pelos concluintes 2022 do Colégio São José, turmas Nível 5, 5º e 9º Anos do Ensino Fundamental e 3º Ano do Ensino Médio, Padre Ramos na sua homilia, destacou a grande importância do Educandário fundado há 60 anos pelas Irmãs da Divina Providência, com a ajuda de Monsenhor Expedito, para a região potengiense.

O sacerdote ao comentar o Evangelho (Mt 3, 1, 12) que trata de João Batista, a voz que clamava no deserto (segundo o profeta Isaias) denunciando as injustiças de seu tempo, convidando todos à conversão e que batizava com água no rio Jordão, comparou Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros com João Batista.

“Monsenhor Expedito com sua visão de futuro ao escolher o Nordeste, o Potengi, para evangelizar o povo, clamar (e buscar soluções) contra a fome, a miséria, a sede, o flagelo da seca, as injustiças sociais… Assim como Batista fez sua opção preferencial pelos mais pobres sem vez e sem voz, buscou na educação de qualidade, uma importante forma de luta para transformar a vida das pessoas com dignidade, para que elas pudessem construir seu próprio destino, caminhando com seus próprios pés”, disse o nosso pároco.

Padre Ramos lembrou também, que há 60 anos o Profeta das Águas escolheu o seu próprio rio Jordão, quando com o auxílio das Irmãs da Divina Providência, fundou o Colégio São José, que ao longo de sua existência, especialmente nas primeiras décadas, quando o Ensino Público era bastante limitado principalmente no interior, sempre abriu suas portas (salas de aula) para quem quisesse estudar, independente de condição financeira. A diretora santa Irmã Selma Verena fazia o milagre da multiplicação das vagas, formando gerações inteiras.

Padre Ramos conclamou: ” De mãos dadas, instituição mantenedora ( da qual ele é o presidente) direção, professores, funcionários, pais, alunos, ex-alunos, ex-professores, colaboradores, benfeitores, … vamos continuar juntos apoiando, divulgando o Colégio para outras famílias, para outras cidades, buscando novos alunos… pois todos nós somos colaboradores responsáveis por essa Obra Educacional de imenso significado para todos nós potengienses.

Vamos seguir ajudando ao Colégio São José, pois a Escola continua sendo um projeto de futuro de Monsenhor Expedito abençoado pela Divina Providência”.

Categorias