As mudanças climáticas estarão durante toda esta semana no centro das discussões em Natal. Nos dias 13, 14 e 15 de abril, Natal sedia a I Conferência Potiguar do Clima (COP Clima), no auditório da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento reunirá especialistas das quatro universidades públicas do estado, representantes de cada um dos 167 municípios do RN, além de estudantes e ambientalistas.Também estarão presentes, os secretários municipais de Meio Ambiente da região nordeste, que participarão do 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste.

“O debate sobre o clima está na ordem do dia em todo o mundo e precisa de nossa máxima atenção aqui em Natal também. Por isso, são muito bem-vindas iniciativas como a Conferência Potiguar do Clima (COP Clima), e o 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste, que reunirão grandes especialistas sobre a temática, aqui na cidade, nos próximos dias. A Prefeitura de Natal vai participar dos eventos e está atenta à questão, adotando políticas ambientalmente sustentáveis, como o programa de arborização Planta Natal e a expansão de áreas verdes, por considerá-las fundamentais para a preservação da qualidade de vida dos natalenses”, afirmou o prefeito Álvaro Dias.

Para o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, este é um momento importante para Natal, recebendo dois outros eventos importantes sobre mudanças climáticas. O titular da pasta vai participar de uma mesa redonda na COP Clima sobre “Política para cidades sustentáveis”, no dia 14.

Programação

A COP Clima terá sua abertura na noite do dia 13 de abril e segue no dia 14, pela manhã, com um circuito dinâmico de palestras a serem ministradas por especialistas em diversos temas entre eles: “Conservação de Florestas e Reflorestamento”; “Políticas para Cidades Sustentáveis”; “Riscos nas zonas costeiras e manguezais”; “As energias renováveis no RN – oportunidades e riscos”; “Segurança hídrica” e “Segurança alimentar”.

Já durante a tarde do dia 14, a COP contará com uma plenária aberta, para que os participantes que queiram apresentar seus posicionamentos sobre os referidos temas possam ter direito a fala. No final do dia, a partir das 18h , será feita a leitura da minuta da Carta da COP Potiguar do Clima, que servirá de “termômetro” para a pontuação de um mapa das principais questões apresentadas, a fim de balizar um melhor acompanhamento dos avanços a partir das discussões.

A COP Clima Potiguar será realizada no auditório da reitoria da

UFRN e conta com uma Comissão Organizadora que está pronta

para esclarecer suas dúvidas. Caso queira entrar em contato, é só

mandar mensagem pelo e-mail: copclimarn@gmail.com ou pelo

whatsapp: (84) 987355400.

As inscrições já estão abertas, são gratuitas, e podem ser feitas pelo

site: https://copclimarn.com.br/. As vagas são limitadas e os

certificados serão emitidos pela UFRN mediante confirmação de

presença no local da Conferência.

Fonte: Ascom

Categorias