
Na Audiência Publica realizada na noite dessa quarta-feira, 25 de junho, na Câmara Municipal de São Paulo do Potengi, tendo como objetivo de debater a respeito da retirada de água da Barragem Campo Grande pela mineradora Fomento Brasil, a Prefeitura Municipal apresentu um projeto de contrapartida pela retirada da água ( 8% anuais da água existente no reservatório.
A empresa exploradora do minério de ferro, está instalando um um grande projeto na nossa região. Para tanto, a Fomento necessita de uma grande quantidade do precioso líquido para lavar o ferro. Sendo que o local mais viável para a empresa é retirar a água da nossa Barragem.
A ampla possibilidade da retirada da água da Barragem vem gerando uma série de controvérsias, já conhecidas de nossos leitores e de significativa parcela da população potengiense.
Na oportunidade, o prefeito Pacelli Souto, através do secretário municipal de meio ambiente, Rodrigo Amaro, apresentou um projeto de contrapartida como compensação pela retirada da água.
Em resumo a contrapartida orçada em cerca de oito (8) milhões de reais é a seguinte: Construção de uma estação de tratamento de água, 100 mil litros/dia para atender aos moradores da zona rural de nosso município. Compra de seis (6) carroa pipa e de 1.500 caixas d”água para também atender à população rural.
Também ficou acordado que outras propostas no prazo de alguns dias, os munícipes e instituições poderão apresentar novas propostas. Em seguida, a Prefeitura vai saber da Fomento Brasil o que ela tem a dizer sobre a proposta
.