Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou nesta segunda-feira (6/5) que irá criar uma comissão externa temporária para acompanhar as ações no Rio Grande do Sul em decorrência das fortes chuvas.

Pacheco se reuniu com os senadores Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Paulo Paim (PT-RS) para debater as ações que podem auxiliar na reconstrução das áreas atingidas pelos temporais.

“No âmbito do Senado Federal, nós decidimos aqui com a bancada do Rio Grande do Sul a criação de uma comissão temporária externa de trabalho, que é um instituto que o parlamento tem para acompanhar, fiscalizar e fazer proposições legislativas para determinado tema”, afirmou o presidente do Senado.

De acordo com Pacheco, a comissão será composta pelos senadores do Rio Grande do Sul e cada bloco partidário poderá indicar um membro, no total o colegiado contará com oito parlamentares.

O presidente do Senado destacou que a comissão irá centralizar medidas voltadas à reconstrução do Rio Grande do Sul. De acordo com ele, o colegiado também irá visitar os municípios gaúchos para indicar as melhores ações.

“É importante dizer que essa passa a ser uma absoluta prioridade do Senado para mitigar. É possível reconstruir o estado com medidas que espero que sejam ágeis. Primeiro ato de hoje é a instalação desse grupo, que ficará a cargo de analisar todas essas medidas”, enfatizou Pacheco.

Rodrigo Pacheco esteve no Rio Grande do Sul no domingo (5/5), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para acompanhar a situação dos municípios gaúchos.

O presidente do Senado irá se reunir com o Lula, ainda nesta segunda-feira, para falar sobre as medidas que poderão ser adotadas para auxiliar as vítimas dos temporais.

Fonte: Metrópoles

Categorias