Um resumo sobre a Perenização da Barragem Campo Grandee a restauração de Cartão Postal

Por Santo Tito

O estado do Rio Grande do Norte é destino final do eixo Norte da obra de transposição que tem o objetivo de integrar a bacia do Rio São Francisco com outras bacias que irrigam o sertão nordestino.
A água do Rio São Francisco, que chega pela primeira vez ao estado, entra no território potiguar pelo leito de um rio que já existia: o Piranhas-Açu. Quando as águas entrarem no estado, deverão abastecer a barragem Oiticica, em Jucurutu, e seguir até a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu.

Membro do comitê gestor da bacia hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu, Procópio Lucena considera que a obra ainda não está concluída e ainda há muito o que ser feito. Mesmo com o reforço dessa obra de grande porte, ele considera que não basta que as águas cheguem aos grandes reservatórios: é necessário que haja distribuição desse recurso.

Procópio apontou que o Piranhas-Açu ainda não passou por uma revitalização, como previsto no projeto. Ressaltou ainda que a entrada por Jardim de Seridó é apenas uma das previstas pelo projeto da integração do Rio São Francisco e considera que a outra, do Ramal do Apodi, que tem 115 quilômetros de extensão e vai levar as águas do Eixo Norte a 54 municípios nos estados do Rio Grande do Norte (32), Paraíba (13) e Ceará (9), ainda poderá levar de quatro a oito anos para ser concluída.

Esse será o tempo suficiente para que seja feita a restauração da Torre da Barragem, atualmente com toda a ferragem de sua estrutura exposta, que, juntamente com a própria Barragem Campo Grande, a Igreja e a estátua de Monsenhor Expedito, formam o quarteto do Cartão Postal de São Paulo do Potengi, recentemente inserida na Rota Turística Regional.

Para quem não é do ramo tudo parece ser fácil. Pois a situação da nossa Torre pode estar com o seu destino selado, já que não se sabe nada acerca da sua situação sob as águas.
Bem…! Aí é menos um no nosso cartão.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *