Eureka! São Paulo do Potengi na rota do Turismo

Por Santo Tito

De acordo com o Organograma da Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi, ligados diretamente ao Gabinete do Prefeito, temos os seguintes órgãos: Defensoria Pública do Município; Assessoria Jurídica do Município; Controladoria Geral do Município; Procuradoria Geral do Município; Contadoria Geral do Município; Gabinete do Vice-Prefeito; Gabinete Civil; Secretaria Municipal Adjunta de Comunicação e Transparência. Os demais Órgãos/Secretarias são: da Articulação Política e Institucional; da Administração e Recursos Humanos; do Trabalho, da Habitação e da Assistencia Social; das Finanças e do Planejamento; da Agricultura, da Pecuária e da Pesca; da Educação, da Cultura e do Desporto; da Saúde; de Obras e dos Serviços Urbanos; do Meio Ambiente e Urbanismo; do Turismo e Lazer; da Tributação. Existe uma Secretaria à parte que não está no organograma. É a que, aglutinada a duas outras acima citadas, está sendo divulgada com o nome de “Secretaria de Empreendedorismo, Turismo e Cultura”.

Independente do órgão ou secretaria acima citados, todos têm alguma ligação com o Turismo. Por ínfimo que seja, todos, mas todos mesmo, têm que operar com a visão direcionada para Ela, o Turismo. Essa é a cereja do bolo.

Alguns exemplos: Juazeiro, na Bahia; Campos do Jordão e Aparecida em São Paulo; Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul; Rio de Janeiro, a Disneylândia, Londres, Jerusalém. Aqui mesmo em nosso entorno, Martins, Porta Alegre, Serra de São Bento, Lagoa de Velhos, entre outras, são pequenas cidades que estão direcionando a sua economia para o Turismo. Seja ele gastronômico, de negócios, ambiental, passeio, etc…

Conversando com algumas pessoas que querem uma São Paulo do Potengi pujante, dá para sentir que o nosso município tem potencial. Turismo é a meta final. Os demais apêndices da administração é que precisam se articular para que essa área, que tem como finalidade esse seguimento, alcance o seu objetivo.

Atualmente quem está à frente dessa pasta, onde se engloba três entidades que, de uma maneira ou outra, é parte intrínseca do organograma, está iniciando um incipiente trabalho de formiguinha que até então não aconteceu em qualquer das administrações que passaram.

Que tal olhar com mais carinho as ações do atual titular? Não precisa de abrir os cofres, apenas dar oportunidade para que ele tenha possibilidade de vislumbrar e estudar as potencialidades empregatícias do município e do poder de aquecimento de um comércio que até então nos parece que opera sem um sindicato atuante. Bancos, empresas e o agronegócio têm suas bancadas no Congresso Nacional.

Porque não se espelhar nele para ter ingerência nos destinos deste município que é todo nosso e que o queremos grande, empacotado para presente? Ah! Dentro do empreendedorismo, que agora se une a Turismo e Cultura, a reciclagem com orientação técnica não seria um bom motivo para a criação de um nicho de novos empregos?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *