Foto: Gustavo Mansur
O número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul já chega a 95 em todo o estado, de acordo com o governador Eduardo Leite (PSDB-RS), que apresentou um balanço atualizado da tragédia, no início da tarde desta terça-feira (7), em coletiva de imprensa realizada em Porto Alegre. Ainda segundo o governo, há registro de 131 desaparecidos e estima-se que o temporal tenha atingido pelo menos 1,4 milhão de pessoas até agora.
De acordo com o governador, há 401 municípios afetados pelas chuvas, número quatro vezes maior do que na última catástrofe, em setembro de 2023. Ao todo, há 48.799 pessoas em abrigos, 159.036 desalojados, e 372 pessoas feridas socorridas. Leite anunciou, ainda, uma primeira leva de R$ 200 milhões que serão direcionados pelo estado aos municípios que estão em situação de emergência.
Além da ajuda financeira emergencial, Eduardo Leite também falou sobre a questão da segurança pública. Segundo ele, 400 homens da Força Nacional devem chegar nos próximos dias, em 120 viaturas. Além disso, haverá um chamamento emergencial para a contratação de policiais via programa Mais Efetivo. Ainda segundo ele, 100% do efetivo de segurança pública foi convocado — inclusive agentes de férias.
O Globo