Uma comovente lição de vida

Por estarmos vivendo o tempo do advento, período natalino que prepara a todos nós cristãos para celebrarmos o nascimento do Menino Jesus, o Filho de Deus, Salvador do Mundo, vale pena ler e refletir o artigo, “Uma comovente lição de vida” escrito por Cyro Benavides, publicado abaixo.

“Muitas coisas da vida, aprendi vivendo. Observando gestos disfarçados de lições. Conheci um comediante chamado “Silva”, que ganhava a vida fazendo shows imitando Chico Anísio.

Ele dizia em tom de soberba e glória que ganhava a vida com a sua feiura. Percorria o país todo carregando na mala apenas a sua solidão.

Ficava em hospedarias simples ou em quartinhos cedidos por pessoas de bem. Tinha problemas com sua diabete e com o alcoolismo. Ficamos amigos.

Nos 15 dias que permaneceu em Natal, observei que ele estava sempre com a mesma camisa. Sempre limpo mas com a mesma camisa. Fui ao shopping e pensando que o faria feliz, comprei uma camisa e embalei para presente.

No caminho para a rodoviária. Como um nômade, ele partiria para outra cidade. Entreguei o presente. Muito agradecido, agindo de supetão, trocou a camisa imediatamente ainda dentro do carro.

Pensei comigo: nossa! Como ele adorou o presente.

Ao pararmos no semáforo, sem dizer uma palavra, ele baixou o vidro do meu carro, chamou um flanelinha e deu de presente a camisa velha. Olhou para mim e disse: não preciso de duas. Isso me fez enxergar o quanto sou tolo.

Que os olhos enxergam imagens diferentes, quando os corações são diferentes. Que a beleza do meu presente, não estava em proporcionar ter mais uma camisa…

A beleza do presente estava na oportunidade que lhe proporcionei em poder dividir o que já não lhe servia mais.

Cheguei em casa e ao olhar para o meu closet… Vi o quanto sou pobre e pequeno no espírito”.

Cyro Benavides é professor, advogado e escritor. Crônica escrita em 2012, publicada no último domingo (27) no Blog do Carlos Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *