Uma nova forma bem sadia, de diversão vem acontecendo em São Paulo do Potengi. Nos finais de tarde, principalmente nos finais de semana, pessoas de todas as idades: crianças, jovens adultos e idosos, se reúnem em grupos e vão até o campo de futebol, próximo ao ‘sangradouro’ da Barragem Campo Grande. Uma área muito boa, ampla, praticamente plana, para promover piqueniques, passear, conversar, caminhar, andar de bicicleta, contemplar o por do sol… Tudo na mais completa tranquilidade e harmonia.
Vários grupos levam lonas para forrar o chão, cadeiras e mesas de plástico, lanche, água, refrigerantes… onde principalmente a criançada, com muito espaço para brincar e correr fazem uma verdadeira festa.
Como nem tudo onde tem adjunto de gente é só tranquilidade, no local dos piqueniques, apesar de poucos, aqui acolá, alguém chega com um paredão de som, com som bem alto, atormentando os ouvidos dos ali presentes. No final da tarde desse sábado (15) participamos de um desses passeios na Barragem, nos deparando com tal situação. Fato que através do diálogo entre algumas pessoas, com a participação de policiais militares que estavam em uma viatura, e que passam com bastante frequência pelo local, o problema foi solucionado, pois o pessoal do carro baixou o som.
Nada contra paredão de som, desde que seu dono entenda, que ele pode escutá-lo dentro da normalidade, respeitando os ouvidos e o gosto dos outros. Havendo compreensão e diálogo, todos convivem num espaço público de forma democrática e em paz.
Outro fato que nos chamou a atenção é com o cuidado que boa parte dos grupos está tendo com o lixo gerado, procurando deixar o espaço limpo colocando o lixo em sacos plásticos, levando no final do passeo para colocá-lo em um lugar adequeado, ensinando principalmente às crianças a cuidar da natureza.
Infelizmente ainda tem gente que não tem consciência de cuidar do meio ambiente, fazendo a sua parte, pois por onde passa deixa a sujeira para os outros limparem.
Na oportunidade, nos encontramos com o secretário municipal do Meio Ambiente, Rodrigo Amaro, um rapaz competente, atencioso, aberto ao diálogo, com ideias e ações interessantes, em prol da preservação do meio ambiente, assim como com o bem coletvo dos potengienses.
Rodrigo nos disse que existe um projeto municipal de urbanização para o referido local, que será colocado em prática, tornando o espaço ainda mais agradável para todos.




