
Por Alisson Almeida/Portal Saiba Mais/foto: Divulgação
A petista Natália Bonavides foi eleita pela sexta vez consecutiva na votação popular como a melhor deputada federal do Rio Grande do Norte na 18ª edição do Prêmio Congresso em Foco, cujo resultado foi anunciado na noite de quarta-feira (20) em Brasília (DF). Desde 2020, a parlamentar figura em primeiro lugar na bancada potiguar na premiação que é considerada a mais importante da política nacional.
Em publicação nas redes sociais, Natália se disse “honrada” em receber o prêmio novamente. “Mais uma vez ficamos em 1º lugar no Prêmio Congresso em Foco como melhor parlamentar da bancada potiguar na Câmara [dos Deputados] pela votação popular. Muito obrigada a todos que votaram e que dedicam suas vidas a construir nosso mandato com a gente. Esse prêmio é nosso”, escreveu.
A deputada também afirmou que “o mais importante desse prêmio é o reconhecimento do nosso trabalho pelo povo potiguar”.
“Foi o povo que votou e elegeu o nosso mandato como o melhor do Rio Grande do Norte. Ficamos muito felizes com o resultado. Isso nos dá ainda mais energia para continuar trabalhando para melhorar a vida do povo do RN”, comentou a parlamentar, que foi a mais votada nas eleições de 2022.
Em 2021, além de ficar em primeiro lugar como a melhor deputada federal do Rio Grande do Norte, Natália também foi eleita pela votação popular como a segunda melhor parlamentar do Nordeste, consolidando sua projeção como umas das novas lideranças regionais e nacionais do PT.
Em 2024, a deputada levou o PT ao segundo turno das eleições municipais em Natal, o que não acontecia desde 1996.
Congresso em Foco
O Prêmio Congresso em Foco foi criado em 2006 com o objetivo de reconhecer o trabalho de deputados federais e senadores que se destacam pela atuação ética, em defesa de bandeiras como boa governança, direitos humanos, interesse público e transparência.
Os vencedores são escolhidos de três formas diferentes: voto popular pela internet, avaliação de jornalistas que cobrem o Congresso Nacional e análise de um júri especializado da sociedade civil, que considera critérios técnicos como presença, qualidade das proposições e capacidade de articulação.
As categorias vão desde os melhores da Câmara e do Senado até áreas específicas ligadas a desafios nacionais, como Direitos Humanos, Saúde, Cultura, Desenvolvimento Sustentável e Diplomacia Cidadã.
Pela primeira vez foram premiados os parlamentares mais bem avaliados na votação popular de cada umas das 27 unidades da União.
