Ontem fiz um artigo sobre “o novo” na política. Parece que o artigo deu uma boa repercussão.

Algumas pessoas entraram em contato comigo perguntando quem, com estas características, eu achava que seria candidato ou que está tendo o nome levantado na comunidade.

É muito cedo para certos comentários. Somos escravos do que dizemos e senhores do que silenciamos. Mas, com certa segurança, é possível falar sobre alguns nomes que vejo com certo destaque, todos com menos de 30 anos.

Do cordão verde, vejo como desenrolado Lucas Macedo, secretário adjunto de administração. Lucas faz parte de uma família tradicional na comunidade, seu avô já foi prefeito. Comunicativo, anda conversando com o povo. É atuante em movimentos da Igreja Católica, tem bom diálogo com a juventude e faz parte de um grupo que tem prestígio entre os “bacuraus”. “Quem quer ser político, tem que ser como Lucas, conversando até com velhinhos no banco da praça”, disse-me um bacurau esses dias. Pode surpreender próximo ano.

Do cordão vermelho, quem vem chamando atenção é o colega Lucas Tavares. Com suas notícias sobre “os bastidores da política”, vem “cutucando” a situação e ganhando apreço de diversos setores da oposição, onde tem bom trânsito. Seu blog vem crescendo em influência política na comunidade, o que pode ser utilizado, posteriormente, para a viabilização de uma candidatura.

Do lado do PT, temos Madson Dantas, atual presidente do Conselho da Juventude do município. Madson tem bom trânsito dentro do partido, coordenou um evento de juventude de esquerda recentemente e vem utilizando sua atuação no Conselho para estreitar a sua relação com diversos setores da juventude potentigense. Madson também tem bom trânsito entre os entusiastas da cultura potengiense, tendo, inclusive, encabeçado um debate sobre o tema que teve grande repercussão no município esses dias.

Por último, temos a Raposinha. Há quem diga que o jovem canino vem ganhando certa visibilidade e tá com algum projeto político em mente. Muitos boatos, mas nada substancial. Eu, particularmente, acredito que ele não tenha pretensões políticas. Mas não tenho certeza.

Categorias