
Foto: Adriano Abreu
A comunidade católica de Natal celebrou, nesta terça-feira (15), a tradicional Missa dos Santos Óleos, que ocorre anualmente durante o período da Semana Santa. A celebração aconteceu na Catedral Metropolitana de Natal, no bairro da Cidade Alta, reunindo centenas de fiéis, missionários e padres, que participaram da renovação dos votos sacerdotais.
Segundo informações da Arquidiocese de Natal, cerca de 200 padres de 88 municípios participaram da celebração, além de 120 diáconos permanentes, religiosos, seminaristas e fiéis. Desde as 15h, muitos já disputavam espaço nos bancos da Catedral. A missa principal foi presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso.
Tradicional na Igreja Católica, a Missa dos Santos Óleos — também chamada de Missa da Unidade — é o momento em que ocorre a bênção dos óleos dos catecúmenos e dos enfermos, além da consagração do óleo do Santo Crisma. Após a celebração, os óleos são envasados em pequenas porções e levados por cada padre para suas paróquias, onde serão utilizados nos sacramentos ao longo do ano. A missa também marca a renovação das promessas sacerdotais feitas no dia da ordenação.
Tribuna do Norte