O deputado federal Fernando Mineiro (PT-RN) conseguiu recuperar seu mandato na Câmara dos Deputados nesta sexta-feira (22) após decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) que acatou um recurso apresentado pelo parlamentar.

Nesta sexta, o TRE decidiu, por 3 votos a 2, tornar inelegível a candidatura de Kéricles Alves Ribeiro, o Kerinho, da coligação 100% RN (PP/MDB/Pode/DEM/PDT), por ilegalidades no registro do candidato. A ação foi movida pela coligação “Do Lado Certo” (PT/PCdoB/PHS) e permite a retomada do mandato de Mineiro.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) defendia a petição apresentada por Mineiro que pedia a suspensão da candidatura de Kerinho. “Novas informações surgiram dando conta de que Kerinho, já durante a campanha, ainda mantinha um cargo comissionado na Prefeitura de Monte Alegre, o que não é permitido pela legislação eleitoral”, alegou o procurador Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes.

O registro do candidato havia sido indeferido inicialmente em setembro de 2018, dois meses antes das eleições pelo próprio TRE. No pleito, a coligação conseguiu votos apenas para 1 parlamentar – Walter Alves, do MDB -, o que fez com que o grupo de partidos buscasse que os votos de Kerinho fossem considerados para que pudessem eleger Beto Rosado (PP). 

Forum


Do Blog. Na foto acima, o deputado federal Fernando Mineiro (camisa preta), que obteve 98.000 votos na eleição de 2018, ladeado pelos potengienses Aprígio Neto e Danilo e pelo 1º suplente de senador e proprietário da Rádio Potengi AM, Theodorico Bezerra Neto.

Categorias