A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, na quarta-feira de cinzas, 14 de fevereiro, a Campanha da Fraternidade 2018, com o tema Fraternidade e Superação da Violência e com o lema: “Em Cristo Somos Todos Irmãos” (Mt 23,8). O documento aponta formas e tipos de violência no Brasil, dando destaque às praticadas contra os negros, os jovens, idosos, crianças e as mulheres. “Os grupos sociais vulneráveis são as maiores vítimas da violência”, disse o presidente da entidade, cardeal Sérgio da Rocha.

Durante o lançamento da campanha, o presidente da CNBB listou também como prática violenta, a corrupção. “A corrupção é uma forma de violência, e ela mata”, disse o cardeal. Segundo ele, “ao desviar recursos que deveriam ser usados em favor da população, os políticos acabam promovendo uma outra forma de violência contra o ser humano, a miséria”.

Bastante oportuno o tema da CF desse ano, pois trata de um assunto, que a cada dia que passa vem aumentando mais no nosso país, a violência, que vem afligindo e aterrorizando milhões de brasileiros e que se faz necessário a união de todos (homens e mulheres de bem) para a superação da mesma.

Categorias