Woden Madruga

Manhã cedo de domingo deixo Queimadas no rumo de São Paulo do Potengi para uma visita ao meu querido amigo Ambrósio Azevedo, das maiores figuras daquelas ribeiras e um conversador  como poucos. Agora no dia 7 de dezembro ele fará 90 anos.

Saio da casa de Ambrósio, atravessando a rua para ir comprar umas bolachas Regalia na padaria que fica em frente e tem o nome de Panificadora Monsenhor Expedito. Ao entrar (adentrar, nunca!), leio na parede que fica por trás do balcão em letras graúdas, coloridas, enfeitadas, como se fosse um mural: “Merry Christmas And Good Holidays”. 

Perguntei à moça simpática, que estava por trás do balcão: “Tem muito americano morando aqui em São Paulo do Potengi”? A moça ri e eu fui embora sem resposta, mas com minhas bolachas.

De outra feita, uns três meses atrás, enquanto aguardava a missa na igreja matriz, resolvi  dá uma passada pela praça Monsenhor Expedito, entrei pela rua Manoel Henrique, oitão do Memorial do Monsenhor (fechado há anos) e me deparei com o “Tapioc Café”, com o letreiro na fachada –  “Tradition And Taste”, que quer dizer em bom português potengiense: “Tradição e Sabor”.

Não saboreei, pois o “Tapioc” ainda estava fechado, a missa ia começar e padre Ramos é rigorosamente pontual. São Paulo do Potengi, realmente, tem sabores em vários sotaques.

Do blog. O texto acima foi escrito por um dos melhores jornalistas da imprensa norteriograndense, o Dr. Woden Madruga, que é amigo de São Paulo do Potengi. O referido texto foi publicado na coluna  Jornal de WM, desta terça-feira, 28 de novembro, publicada diariamente no Jornal Tribuna do Norte.

Categorias