A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN emitiu Nota Oficial sobre o falecimento de criança potengiense de 02 anos ocorrido ontem:
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esclarece sobre o atendimento realizado no Hospital Regional de São Paulo do Potengi, na última quinta-feira (3), a paciente já chegou ao hospital em estado grave e realizou um hemograma na unidade. Assim que foi diagnosticada uma anemia severa a paciente foi prontamente encaminhada de forma regulada para o hospital Varela Santiago, em Natal, onde veio a falecer. A Sesap destaca que, em nenhum momento, a criança recebeu alta hospitalar e seu encaminhamento para Natal foi realizado com acompanhamento de profissional de enfermagem do hospital regional.
O Hospital Regional de São Paulo do Potengi é uma das sete unidades que estão dentro do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em julho de 2017, que prevê que os atendimento de urgência e emergência sejam assumidos pelo município, otimizando os recursos. Em São Paulo do Potengi os acordos foram elaborados e estão em fase de finalização para que sejam assinados. Devido a isso a escala médica do hospital passa por adequações conforme o fluxo de atendimentos.
Além disso, a Sesap passa atualmente por um déficit de recursos humanos em suas unidades de atendimento, situação que será resolvida com o recente concurso público e as convocações do processo seletivo já realizadas.
O Serviço de Verificação de Óbito (SVO) fará a hipótese diagnóstica do óbito, mas em razão da alta anemia diagnosticada no hemograma não há suspeita para síndrome respiratória aguda grave (SRAG) ou dengue.