Após a eleição do ano passado, o Blog escreveu um artigo falando sobre Ewerton Vieira, que, para nós, é o principal estrategista responsável pelo êxito do PP nas últimas eleições em São Paulo do Potengi [1].
Na oportunidade, ressaltaram-se os fatos de ele ter conseguido emplacar o vice da chapa vencedora, além de ter articulado uma nominata que possibilitou a eleição do seu padrasto Geraldo Bocão, com 169 votos.
Para nós, a capacidade de visão que Vetinho tem sobre a política municipal é clara. Contudo, ainda assim, à época do primeiro artigo, houve quem dissesse que estávamos “exagerando” ou apenas “querendo tumultuar”. De lá para cá, porém, surgiu um novo fato que respalda a nossa posição.
Com efeito, como todos sabem, em 15 de novembro último, a chapa vencedora saiu com 7 dos 11 vereadores, uma maioria qualificada, portanto. Ninguém tinha dúvidas, àquela altura, de que a situação elegeria o Presidente da Câmara.
Algo aconteceu, porém, que desagradou aos vereadores Getúlio e Geraldo Bocão, que resolveram caminhar com independência. E quem estava lá quando eles decidiram isso? Everton Vieira.
Evitamos comentar sobre o que teria motivado Getúlio e Bocão, mas, para nós, resta claro que Vetinho participou da articulação e do aconselhamento que motivou essa nova postura. Como resultado, Getúlio logrou ser Presidente da Câmara e, ao que tudo indica, o próximo será Bocão, o que muito dificilmente ocorreria se não tivessem se articulado com a oposição.
A participação ativa nas articulações que culminaram com João Maria vice-prefeito, Bocão Vereador e, futuramente, Presidente da Câmara e Getúlio atual presidente daquela Casa Legislativa demonstram a capacidade estratégica de Everton Vieira. Quer queiram, quer não.
[1] São Paulo do Potengi: O estrategista por trás do PP. Disponível em: http://www.blogdosilverioalves.com/2020/11/sao-paulo-do-potengi-o-estrategista-por.html