Por Silvério Alves

Expeditiano

Nesta terça-feira, 13 de dezembro, dedicada a Santa Luzia, São Paulo do Potengi parou para celebrar o centenário de nascimento de Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros, o “Profeta das Águas’. A cidade amanheceu em festa para saudar e agradecer a Deus, por termos tido em nosso meio, por 56 anos o maior benfeitor de nossa cidade e da região.

Pela manhã, na Matriz onde Monsenhor celebrou por tantos anos, dezenas de crianças receberam a Eucaristia pela primeira vez e 12 casais realizaram o sacramento do matrimônio de forma comunitária. No final da tarde, na Câmara Municipal local, com a presença de autoridades e de representantes da vários segmentos da comunidade, a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, prestou uma merecida e justa homenagem ao santo do Potengi.

19 horas, em frente a Matriz, com a Praça que leva o seu nome, lotada de devotos, missa solene para celebrar tão importante data, concelebrada por dois arcebispos. O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira, o Arcebispo Emérito Dom Heitor Sales e mais 12 sacerdotes.

Momento de muita emoção, que arrancou os aplausos da multidão, a hora do ofertório, quando foram conduzidos ao altar por pessoas da nossa cidade, utensílios de Monsenhor Expedito. A exemplo do editor deste blog, que levou a mala na qual Monsenhor conduzia utensílios para celebrar a missa.

No final da celebração, pra fechar com chave de ouro, a linda apresentação da Banda de Música da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, sob a batuta de um filho de São Paulo do Potengi, o Tenente Mota (filho de Creso e Odete Mota). Um show de profissionalismo e musicalidade, que emocionou e recebeu inúmeros aplausos do público presente.

Pra finalizar, as palavras emocionadas do maestro Mota, batizado por Monsenhor, anunciando a execução da música composta pelo expeditiano Hugo Tavares (in memorian). “Monsenhor Expedito meu amigo meu irmão”.

Depois da concelebração da missa e da apresentação da Banda, a multidão expeditiana, foi se deslocando para suas residências,  feliz da vida e em estado de graça.

Obrigado Monsenhor Expedito.

Categorias