RESULTADO DA ENQUETE: Dr. Ivan, 797 votos (aprox. 52%); Pacelli 740 votos (aprox. 48%)

O Blog do Silvério Alves, realizou, nas últimas 24h, uma enquete política, por meio do perfil no Instagram @blogdosilverioalves, a fim de saber a opinião dos seguidores acerca dos pré-candidatos a prefeito de São Paulo do Potengi. Na oportunidade, perguntou-se se o seguidor votaria em Eugênio Pacelli, apoiado pela oposição, ou Dr. Ivan, apoiado pela situação. 

Após uma apertada votação, o nome de Dr. Ivan venceu a enquete com 797 votos, 57 a mais que Pacelli, que logrou 740. Ao todo, a enquete obteve  participação de incríveis 1.537 perfis/votos, tendo sido visualizada por 1.774 perfis, repercussão acima do esperado pela equipe do blog. 

# NÚMEROS DA ENTEQUE:

 – Dr. Ivan: 797 votos (aprox. 52%);

– Pacelli: 740 votos (aprox. 48%);

– Total de votos: 1.537

– Total de visualizações: 1.774.

# MODO DE REALIZAÇÃO

– A votação ocorreu pelo perfil @blogdosilverioalves, mediante uma enquete realizada nos “stories”.

– A enquete permaneceu no ar durante exatas 24 horas, sendo o seu encerramento automático após ter se atingido a hora limite. 

– Havia apenas duas opões de votação: Pacelli e Dr. Ivan.

– A votação foi aberta para toda e qualquer pessoa que possuísse perfil no Instagram, sendo que cada voto corresponde a um perfil de Instagram, não sendo possível um mesmo perfil votar duas vezes;

Não existe possibilidade de o blog ter modificado os números da votação;

# FUNDAMENTO JURÍDICO DA ENQUETE

Embora não possua os mesmos critérios estatísticos de uma pesquisa de intenção de voto, a enquete política é permitida pela legislação eleitoral em fase de pré-campanha, tornando-se proibida apenas no dia seguinte ao final do prazo para registro de candidaturas, ou seja, 27 de setembro de 2020. Assim dispõe a Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), em seu art. 33, § 5º:

§ 5o  É vedada, no período de campanha eleitoral, a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral.                          (Incluído pela Lei nº 12.891, de 2013)”.

Como estamos em fase de pré-campanha, a enquete é permitida pela lei. 

# ESCLARECIMENTOS NECESSÁRIOS

A enquete política NÃO SE CONFUNDE com a pesquisa de intenção de voto. Embora siga padrões objetivos, por não seguir parâmetros científicos, A ENQUETE NÃO POSSUI A MESMA CREDIBILIDADE ESTATÍSTICA DE UMA PESQUISA DE INTENÇÃO DE VOTO.

– Esta enquete não reflete necessariamente a situação das intenções de votos em São Paulo do Potengi.

Abaixo, deixamos os “prints”, comprovando os números a seguir especificados.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *