O descaso constatado através de um fato inusitado foi registrado pelo juiz da Comarca de São Paulo do Potengi/RN, Peterson Fernandes Braga. Na segunda-feira (05/03/2012), ele esteve na unidade prisional da cidade com o objetivo de preencher ao um formulário a ser enviado ao Conselho Nacional de Justiça.

Quando chegou ao Centro de Detenção provisória (bairro Novo Juremal) uma das perguntas focava esclarecer qual o armamento disponível para a manutenção da segurança.

“Lá só tem um agente penitenciário por plantão. Quando perguntei sobre as armas que ele dispunha, o agente respondeu que não tinha nada. Tudo o que havia no CDP era uma baladeira”, disse o magistrado em entrevista ao jornal Tribuna do Norte.

O CDP de São Paulo do Potengi conta hoje com 33 detentos, em um espaço previsto para menos da metade dessa quantidade. O prédio aposenta vulnerabilidade com a exposição das celas para a rua. “Ali só não foge quem não quer. O espaço da garagem é utilizado como o solário. Com a deficiência de agentes, a qualquer momento pode acontecer uma fuga”, afirmou o juiz Peterson Fernandes.

Existem quatro agentes para guarda dos presos, um a cada 24 horas, 02 tem armas particulares e 02 não tem nada.

A constatação do juiz clama por providências urgentes das autoridades competentes, pois como diz o jornalista Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”.

Fonte: Tribuna do Norte


Categorias