Porque hoje é domingo, Dia do Senhor, numa referência a recente chegada da água do Rio São Francisco ao Ceará, inaugurada pelo presidente Bolsonaro, vale lembrar uma viagem que um grupo de potengienses, dentre eles, este blogueiro, prefeito Naldinho, Couto da EMATER, vereadores João Cabral, Erivan, Getúlio, Lula, Alysson, Assis Araújo… fez a Transposição do Rio São Francisco.
A visita que durou dois dias (22 e 23 de fevereiro de 2016), percorreu quatro estados nordestinos (RN, Paraíba, Ceará e Pernambuco), percurso feito 20 anos antes, por Monsenhor Expedito, Couto, Santo Tito, Luizinho, Hugo Tavares, Alba e Davina.
A Transposição do Rio São Francisco, sonho secular de milhões de nordestinos que sofrem com os efeitos das secas, contemplará assim que estiver concluída (está praticamente pronta), cerca de 390 municípios do Nordeste e 12 milhões de pessoas.
Com a recente chegada do precioso líquido ao Ceará, acredita-se que em menos de um ano, ele também chegará através de grandes reservatórios, ao nosso Rio Grande do Norte.
A construção da maior Obra de Recursos Hídricos do Brasil, em todos os tempos, já dura 13 anos, contando com a valiosa colaboração de quatro Governos Federais (Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro).