Professores estaduais aceitam proposta do Governo do RN e Piso salarial será corrigido a partir de abril

Os/as trabalhadores/as em Educação decidiram por acatar a proposta do Governo do Estado para correção do Piso Salarial 2019.

A aprovação foi decidida em Assembleia da Rede Estadual convocada pelo SINTE/RN e ocorrida na manhã desta quarta-feira, 20 de março na Escola Estadual Wiston Churchill, em Natal.

A proposta aprovada prevê o seguinte:

  • Ativos: reajuste de 4,17% a partir de abril/2019, com o retroativo pago em três parcelas nos meses de abril, maio e junho. 
  • Aposentados: reajuste de 4,17% a partir de maio/2019; retroativo de janeiro pago em junho; e retroativo de fevereiro a abril pago em seis parcelas de 2,085% ao longo dos meses de julho a dezembro/2019.

Essa foi a terceira proposta apresentada pelo Governo e, apesar de não ser considerada ideal pela coordenação do SINTE e nem pelos profissionais da educação, pois descumpre o princípio de isonomia entre os servidores, optou-se pela aprovação visto que a assembleia entendeu ser a proposta possível e compatível com o momento de calamidade financeira vivenciado pelo Estado. Ademais, a Assembleia levou em consideração o fato dos recursos para o pagamento salarial advirem de fontes distintas para ativos (FUNDEB) e aposentados (Tesouro Estadual).

Com informações do Sinte-RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.