Texto retirado da Página Papista no Facebook

https://www.facebook.com/umpapista/

Reflexão sobre a Liturgia: terça-feira da vigésima sétima semana do Tempo Comum – Ano A

Jr 14,17-22

Salmo 79(78)

Mt 13,36-43

A Liturgia de hoje é uma exortação à firmeza da fé. Os que se mantém firmes lamentam a dor que o pecado causa e o destino dos que se perderam no dia do julgamento.

A primeira leitura é um lamento do profeta Jeremias. As consequências do pecado alcançaram o povo. Deus promete que o Seu julgamento os alcançará, mas antes todos serão testados, um ciclo de testes de fé e misericórdia de Deus entre as nossas infidelidades (Jr 14,12; Ap 6,8). 

O fiel, como Jeremias, assiste às consequências do pecado com um coração triste. Como o Senhor explica no Evangelho de hoje, o Senhor separará o joio do trigo. Porém, explica o Senhor, cabe entender quem é o semeador do joio. Ele é o Maligno, Satanás que nos quer a todos. É a ele que devemos resistir. 

Isso define também o fiel que assiste à destruição do pecado. O verdadeiro fiel se lamenta como Jeremias e implora pela misericórdia como ensina o Senhor a quem tiver ouvidos de ouvir. Aquele que assiste à dor do pecado à sua volta, mas se enche de orgulho por sua suposta fé superior, é o semeador do joio.

O verdadeiro discípulo do Senhor é o que canta o Salmo pedindo misericórdia e um coração que resista a tudo e ajude o próximo a escapar com Ele até a sombra da Graça de Deus. Temos que pedir perdão e ensinar a perdoar ao dar exemplo perdoando. Não há santo que não queira o bem do próximo e que se veja salvo ou acima do irmão caído. 

No fim, diz o Senhor, haverá choro e ranger de dentes. Os testes virão e a todos será dada uma última chance. Os que tiverem se lamentado e implorado pela força para viver e ajudar o irmão caído, brilhará como o sol no Reino dos Céus, pois terá se conformado à Cruz e tornado co-herdeiro de Deus em Cristo. 

Peçamos força e misericórdia ao Senhor. Sejamos todos como o profeta Jeremias e tenhamos compaixão pelos que se desviam, pois a Escritura nos mostra que pode acontecer com qualquer um. Quem tem ouvidos, que ouça!

Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,

um Papista

Categorias